sábado, 1 de dezembro de 2012

II Copa Ouro Preto de Xadrez



Organizado pelo prof Elder Pedri Valença, da rede Estadual de Ensino, Escola 28 de Novembro, através de um trabalho de alguns abnegados, colaboradores do esporte ciência, desde o ano passado foi oficializado pela Coordenadoria Regional de Educação, Coordenadora Genedite Rodrigues Torres, onde foi realizado no ano de 2011, a Primeira Copa Ouro Preto de Xadrez, oportunidade, que bateu o recorde rondoniense de maior número de enxadrístas participantes no evento, já contando com o apoio do Deputado Estadual Jaques Testoni, apresentando neste ano Projeto concernente ao xadrez escolar na rede pública de Rondônia.


2ª COPA OURO PRETO DE XADREZ 2012


Na noite de sábado (24), foi feito a abertura oficial da 2ª COPA OURO PRETO DE XADREZ 2012, onde foi salientado o indispensável apoio dos patrocinadores oficiais da competição enxadrística, que movimentou o final de semana na cidade de Ouro Preto do Oeste. Citando-se a participação direta do Deputado Estadual Jaques Testoni, Marajá Refrigerantes, SOMAC - Materiais Para Construção, Farmácia Farmareuz, Monza Tintas, Bonini Motos, Dr. Leonardo - Ortodontia, Dom Bosco Shoping da Construção.


SIMULTÂNEA

Para abrilhantar tão grandioso evento, foi convidado, o enxadrísta, Jânio Silva (47 anos), tricampeaõ estadual, duas vezes campeão da regiao norte, representou o Estado em diversas competições nacionais, vindo a ser considerado um dos maores enxadrístas da região e também nacionamente reconhecido pelo se talento prodígio. Foi o único enxadrísta a empatar com o terceiro melhor jogador de xadrez do mundo de 1996, Valery Salov, em simutânea, realizada em Porto Velho.
Jânio Silva se confrontou com o número de 24 enxadrístas, na sua maioria alunos de Ouro Preto, Porto Velho, Ministro Andreazza e Cacoal. Após quatro horas decorridas, atingiu a marca de vinte vitórias, três derrotas (Sheila Karina e Alisson de Souza de Ouro Preto e Ayrton Araújo de Porto Velho). Cedendo um empate (Dr. Ricardo Ibañes de Ouro Preto do Oeste).
DOMINGO 106 ENXADRÍSTAS MOVIMENTAM O TABULEIRO


No domingo pela manhã, oito horas, teve início a competição que movimenta a ginástica da inteligência. Foi dividido nas seguines categorias: Sub 08 feminino - campeã, Ana Lígia Fantin, vice, Estefani Silva, 3ª Rauany de Lima. Sub 08 masculino - campeão, Lótus Luz, vice, Tony Pablo, 3º Eduardo Santos. Sub 10 feminino - campeã, Dhyuli Triegel. Sub 10 masculino, Victor Miguel, vice, Matheus Gularte, 3º Carlos Eduardo Larga. Sub 12 feminino - campeã, Alliny Pinheiro, vice, Cleziany de Fátima, 3º Mariana Vieira. Sub 12 masculino - campeão, Gustavo Pereira, vice, Caluache Silvestre, 3º Nicolas Nicanor. Sub 14 feminino - campeã, Bruna Campos, vice, Thayná de Souza, 3ª Jaine Santos. Sub 14 masculino - campeão Tiago Moreira, vice, Pedro Miranda, 3º Guilherme Alves. Sub 16 feminino - campeã, Nathielly Christina, vice, Sheila Karina, 3ª Maria Talissa. Sub 16 msculino - campeão, Marcos Pereira, vice, Pablo Albuquerque, 3º Ayrton Araújo. Sub 18 masculino - campeão, Romildo Garcia.
Vale ressaltar a grande participação da enxadrísta de Ouro Preto do Oeste, Nathielly Christina de Fátima, que mais uma vez demonstrou a força de bicampeã estadual de xadrez,em sua categoria, que levou a várias conquistas, garantindo, assim, participação em provas regionais e nacionais.

CATEGORIA ABSOLUTO
O experiente enxadrísta, Jânio Silva (47), mais uma vez, apresentou o seu estilo criativo e talentoso, que o levou a se tornar um dos enxadrístas mais consagrados e respeitados por seus adversários. Não fugindo, a regra de quem foi rei um dia nunca perde a majestade, Jânio, obteve a categoria de campeão absoluto, empatados em mesmo números de pontos, com o jovem e promissor enxadrísta da cidade de Ouro Preto, Alisson de Souza Pereira, bicampeão estadual de xadrez, em sua categoria, indo representar Rondônia, nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Cuiabá, Mato Grosso. O que determinou a decisão de campeão para Jânio foi o critério de desempate, confronto direto. Na terceira colocação ficou o jovem estudante de Cacoal, Júlio Moreira de Souza, com todos os méritos entre os participantes.

SOLENIDADE

A entrega de premiação, sob o comando do prof. Elder, troféus, teve a presença da Coordenadora Regional de Educação, Genedite Rodrigues Torres, das representantes do Deputado Estadual Jaques Testoni, Jandira Maria de Souza e Maria Geralda Alves Pereira. Além da participação dos pais e professores envolvidos: Rogério Kester, árbitro e diretor técnico, Cacoal, Gualter Amélio, Porto Velho, Eni Arlete, Ouro Preto, e Marcos Veigant, Porto Velho. Outro ponto a destacar foi a participção dos alunos do 9º A da Escola 28 de Novembro, que participaram ativamente, decorando, fotografando, anotando, jogando, e cuidando da parte logística. Um ponto primoradial foi as servidoras da cozinha, que se empenharam ao máximo, servindo refeições condizentes com a conduta exemplar dos enxadrístas. Reforçando, que além de formar campeões de xadrez, esse projeto pioneiro, em Ouro Preto do Oeste, está contribuindo para a formação do cidadão cônscios dos seus direitos e deveres.

Por: Jânio Silva, enxadrísta

Fotos e imagens oficiais: Milena Rodrigues Valença e Vinicius Bernardi



http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/ouro-preto-centro-polo-de-maiores-enxadristas-de-rondonia,43527.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário